Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone leste Paulista


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

BIOGRAFIA
ALEX PINHEIRO

Voltar para Arte & Sobra - Artesanato
Alex Pinheiro,  45 anos, nascido na cidade de São José dos Campos, filho de Therezinha Mariano Pinheiro, herdou de sua mãe o gosto pelo artesanato, tendo feito dele também uma de suas formas de auto-sustentabilidade.

 
Artesanato no sangue, decidido e habilidoso nos detalhes, suas obras mostram uma riqueza de caracteres ambientalistas, que facilmente se identificam ao autor e dignos de serem comparados, em estilo, aos grandes artesão brasileiros.
 
Casado com D. Virginia Sacilotti, filha do grande sertanista e garimpeiro José António Sacilotti, começou a desenvolver o seu trabalho de artesão com a idade de 16 anos. Toda a sua criatividade foi um sucessivo acumular de experiências. Primeiro, herdou de sua mãe os dotes do trabalho manual e depois sofreu diversos influências enquanto funcionário de uma loja de artesanato e decoração.
 
Teve seus trabalhos expostos em diversas exposições e nos dias de hoje faz parte dos artesãos da Praça. Afonso Pena, na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo, onde, nos finais de semana expõe suas obras.
 
Por sempre estar buscando novas técnicas, se aperfeiçoou na arte da "serigrafia", com serviços relevantes prestados nesta área para empresas de renome municipal e como empreendedor.
 
Também se nota em suas obras uma preocupação constante com as coisas do campo, a reciclagem de materiais e a preservação ambiental, utilizando na sua maioria de trabalhos, materiais reaproveitados de sobras urbanas, troncos, galhos, sementes, entre outros rejeitos das matas de sua comunidade
alex13