Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone leste Paulista


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

ARTESANATO
EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Voltar para Arte & Sobra - Artesanato
Sao José dos Campos
não tem uma identidade artesanal. Seus artesão fazem de suas expressões de arte um desenho de suas experiências e sentimentos. O artesanato em São José dos Campos vai desde o bordado, entalhamento, utilitários e brinquedos em madeira, artesanato utilizando conchas e saibros do Rio Paraíba, tapeçaria, bijuterias hyppes, etc..
 
 Existem três feiras semanais em São José dos Campos, Esplanada, Aquários e Praça Afonso Pena, esta ultima, a mais antiga com mais de trinta e cinco anos.
 
 Segundo Dª Iolanda, mãe do Presidente da Associação Joseense de Artesanato, todos os artesãos são cadastrados no UNIPAS e passaram pelos testes de avaliação.
 
 Segundo Dª. Therezinha Mariano Pinheiro, um dos membros de fundação da UNIPAS em São José dos Campos, o cadastramento inicialmente era monitorado por uma Assistente Social, sendo, na época, as vendas eram feitas em um espaço destinado aos artesãos, inicialmente no prédio onde hoje fica situada a Biblioteca Pública Municipal, na Rua 15 de Novembro, no Centro, tendo posteriormente sido transferido para uma loja na Rodoviária Velha, tendo passado então a chamar-se de "Ação Cidadania", sendo na época do então Prefeito Emmanuel Fernandes, coordenado pela primeira dama.
 
 Uma das reclamações feitas pelos artesãos é a falta de apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O apoio esperado seria uma maior divulgação dos eventos efetuados pela dita Fundação na Praça Afonso Pena, onde se menciona-se a Feira de Artesanato, conjuntamente com o evento.
 
 Segundo transpareceu á equipe de reportagem do Projeto Formiguinhas do Vale, o que se nota é uma falta de união e de integração de vontades e ações por parte dos expositores, evidenciada pela miscelânea de produtos expostos, onde a arte é apresentada lado a lado com produtos semi-industrializados.
 
 O Projeto "Arte&Sobra" da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone Leste Paulista, pretende levar, como sugestão, a criação de um espaço independente, aberto a todos os verdadeiros artesãos da cidade de São José dos Campos, bem como convidados das cidades limítrofes, no Parque da Cidade.
 
 Neste espaço concomitantemente com a feira de artesanato regional, seriam programadas atividades culturais, onde se apresentaram os grupos de São José dos Campos, e outros oriundos das cidades convidadas; sendo que em cada semana seria convidada uma cidade para apresentar seus trabalhos artesanais e um ou mais grupos musicais característicos de sua cidade.
 
 
Filipe de Sousa
feira_02
feira_03
feira_09
feira_18