Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone leste Paulista


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

Oportunidades e negócios no Cone Leste Paulista

Voltar Biblioteca
As oportunidades de negócios e de realização pessoal, no "Cone Leste Paulista", em todas as suas regiões, são imensas e diversificadas. Vão desde o pequeno negócio até à alta tecnologia. Do ponto de vista tecnológico encontramos no Cone Leste Paulista o que há de mais moderno em termos tecnológicos sob todos os ângulos. Desde informática, á agropecuária, passando por montadoras de automóveis, industrias cerâmicas, farmacêuticas, à floricultura, à agropecuária, à industria aeronáutica e até à fabricação de foguetes e de satélites. Não é à toa que o Cone Leste Paulista, integrante do Sudeste Brasileiro, responde por grande parte dos 50% que é parte do Sudeste, na economia brasileira.

 
Destacamos algumas indústrias tecnologicamente consideradas de ponta: Embraer, General Motors, Johnson & Johnson, Philips, Petrobras, National, LG, Volkswagen, entre outras. Além do Centro Tecnológico da Aeronáutica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Opurtinidades_imagem_005
A maioria das cidades que compõem o Cone Leste Paulista tem prefeituras que buscam parcerias e facilitam o surgimento de micro, pequenas e médias empresas. Um dos seus maiores parceiros é o SEBRAE que com sua capacidade de formação tem e muito contribuído para o surgimento cada vez mais significativo de novos empreendimentos duradouros.
 
Do ponto de vista profissional o Cone Leste Paulista, conta com os maiores e melhores centros de ensino, como FATECs, faculdades e as melhores Universidades do País, tais como UNIVAP, UNESP, UNIP e UNITAU, entre outras. Também não podemos deixar de mencionar o ITA "Instituto Tecnológico da Aeronáutica", o CTA e o CPTEC - IMPE, centros de pesquisa e formação de alto nível tecnológico e reconhecidos mundialmente.
 
No Brasil e, até mesmo, especificamente no Estado de São Paulo ainda é intensivo a procura por empresas multinacionais para promover o desenvolvimento das cidades e regiões. No entanto, está provado que incentivando o empreendedorismo e facilitando a abertura de empresas, pode-se tornar mais proveitoso para a comunidade. Sabe-se que uma micro, pequena ou média empresa absorve muito mais mão de obra, proporcionalmente ao investimento, como por exemplo, uma grande montadora, cuja robotização é priorizada.
 
Outro setor que tem vindo a apresentar significativo crescimento é o setor de turismo e serviços. No entanto, muito espaço ainda existe e está disponível para investimento. Um filão de negócio de turismo, especialmente no setor rural, histórico e de aventura, que espera por iniciativas e mais apoio das prefeituras de cada cidade. O Cone Leste paulista é rico em meio ambiente, história, cultura, tradições e águas, sendo que neste ultimo item se destaca o Circuito das Águas da região Bragantina.