Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone leste Paulista


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

Identificação e Localização Sudeste Brasileiro

Voltar Biblioteca
a Ilhabela (no Litoral Norte Paulista) e a Região da Serra do Mar (litoral Norte "especialmente" e parte do Litoral Sul). Na Região Serrana da Mantiqueira, no Cone Leste Paulista, a predominância é de Mata de Araucárias e nativa da Serra; No Estado de Minas Gerais, predomina a vegetação de Cerrado e no Vale do São Francisco e no Norte do Estado, encontramos a Caatinga.
 
O relevo planáltico da Região Sudeste, aliado à grande quantidade de nascentes e rios, proporciona grande potencial hidroelétrico, sendo que sua maior usina hidroelétrica é a de "Urubupungá", no Rio Paraná, situada no Estado de mesmo nome (Já na Região Sul) mas na divisa com os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. É no estado de Minas Gerais que se localizam as nascentes das duas mais importante bacias hidrográficas da Região; a Bacia do Rio Paraná, que se forma próximo à região conhecida como Triângulo Mineiro e, a do Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra. Outros dois rios também importantes da Região Sudeste são os Rios Tietê e Paraíba do Sul.
A Região Sudeste do Brasil é formada pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais e está situado na parte mais elevada do planalto Atlântico, onde se situam as Serras da Mantiqueira, Serra do Mar e Espinhaço.

 
O clima na parte mais ao sul, nos espaços mais montanhosos dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais e na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, é de clima de montanha, apresentando temperaturas amenas no verão e baixas no inverno, sendo que em algumas regiões, especialmente na Região Serrana da Mantiqueira, no Estado de São Paulo, ocorrem freqüentemente geadas e por vezes neve. No geral na Região Sudeste Brasileira, o clima é tropical de altitude e na faixa litorânea é tropical atlântico.

 
A Mata tropical nativa remanescente que cobre grande parte do Litoral do Sudeste Brasileiro já foi bem mais densa e já ocupou a maior parte do território. No entanto, com a colonização e o povoamento ocorrido desde a descoberta do Brasil, em especial nos séculos XVII e XIX, com a expansão do Ciclo Cafeeiro, sofreu grande devastação, sendo que as áreas mais preservadas são o território pertencente à Cidade de Ubatuba,