Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Cone leste Paulista


Projeto iniciado em: 2007 - Restaurado em 2010 - Todos os direitos reservados
Página do Projeto Social "Formiguinhas do Vale" uma O.S.C.I.P. sem fins lucrativos
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em micro-filme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro SJC

Produzido por Webmaster JFB © 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved

Padrões da Escala Maior

Voltar Biblioteca
Nesse tópico apresentamos os padrões para se tocar uma escala maior na viola. O estudo das escalas é um dos principais meios de se conhecer quaisquer instrumentos. Anteriormente estudamos as escalas chamadas duetadas, que nada mais são do que escalas maiores tocadas com duas notas. Agora vamos ver como tocar uma escala maior com somente uma nota, em uma determinada posição no braço.
 
        Os gráficos abaixo indicam as notas que devem ser tocadas. Ao lado (ou abaixo conforme estiver a visualização do seu navegador) dos gráficos colocamos uma tablatura para demonstrar como o gráfico deve ser tocado. Por exemplo, o primeiro padrão de escala, que chamamos de 1, começa na corda A grave (5º par) solta. As "bolinhas" indicam quais casas devem ser tocadas. Começa-se pelo 5º par solto, toca-se a segunda casa e depois a quarta. Como não tem mais bolinhas nessa corda, passa-se para o próximo par solto, depois a segunda casa. Passa-se então para o 3º par solto e depois a primeira casa e a terceira casa. Passa-se para o quarto par na segunda casa, depois na quarta. Por fim  o quinto par solto e depois segunda e quarta casa, depois se volta tocando ao contrário.
 
        As bolinhas com a letra T indicam a tônica da escala. Nos exemplos abaixo as escalas são de Ré maior, começando por cada um das notas que a compõem. Caso se queira tocar a escala de Sol maior, por exemplo, basta tocar qualquer padrão abaixo, transpondo para uma posição no braço onde o T esteja na nota sol, e não no ré como abaixo. Por exemplo, uma maneira de se tocar a escala de Sol maior é utilizando o padrão 2 iniciando na sétima casa, ao invés de na segunda. Isso vale para qualquer padrão e para qualquer escala maior.
 
        Já os números em romano indicam o traste na viola em que o padrão deve ser tocado.
 
        Para desenvolver os padrões abaixo tomamos como base a escala de Rá maior. Entretanto, todas as escalas maiores devem ser praticadas, em todos os tons. Mas aqueles que não quiserem tocar todos os tons devem executar pelo menos os tons de D, G e A.